Motivação

Esse texto já tem mais de 10 anos, mas TODAS as dicas são atemporais. Então vale a pena gastar uns minutinhos a mais do seu dia, e cair de cabeça! Vem ler gente! :)
100 DICAS PARA EMAGRECER e ser mais feliz!
Agora, a PERDA DE PESO vai dar certo! Faça deste material a sua cartilha para uma vida saudável
por TALITA PAREJA (Revista DIETA Já)
Comportamento:
1 Tenha força de vontade. A primeira atitude para encarar a DIETA é essencial: queira mesmo emagrecer. Essa certeza ajuda a enfrentar os obstáculos.
2 Aja agora. Não espere que as coisas caiam do céu. Não adianta ‘querer ser emagrecida’. Por mais que tenha auxílio, você é a única responsável por isso.
3 Seja realista. Tenha expectativas possíveis em relação ao processo de EMAGRECIMENTO. Então, nem imagine que em um mês irá perder 20 kg.
4 Aceite o seu biótipo. Cuidado com os falsos padrões de beleza, inatingíveis para a maioria. Você pode ser bonita, sim, explorando suas características.
5 Goste de si mesma. Isso faz com que a relação com o corpo e a mente melhore a cada dia, influenciando positivamente no EMAGRECIMENTO.
6 Não engorde. Combine consigo que, do patamar que você está, não passa. Isto é, nada de se despedir dos quilos extras com orgias gastronômicas.
7 Escolha a dieta que se adapta a você. Para não deixar de lado o cardápio na primeira semana, tenha o cuidado e a preocupação de aderir a um com o seu jeito. Então, se não for muito chegada em carne, evite o menu que prioriza as proteínas, como a dieta de South Beach.
8 Atenção às exceções. Elas são uma tentação para voltar ao mundo dos exageros e abandonar o projeto de uma vida mais saudável.
9 Encare um dia por vez. Pensar no peso total que se quer perder é angustiante. Já ter como meta apenas se manter fiel ao regime por 24 horas é mais fácil.
10 Conserve o ânimo. Bom humor é essencial para conseguir qualquer coisa na vida, especialmente durante a PERDA DE PESO.
11 Cuide dos programas a dois. Infelizmente, a história de que namorar ou casar engorda procede. Procure evitar que a comida ocupe lugar de destaque na rotina do casal.
12 Informe a família sobre a DIETA. Para evitar o boicote dentro de casa, transforme seu marido ou pais em aliados do seu plano.
13 Não coma por compensação. No momento da raiva ou da alegria, nada de extravasar os sentimentos abrindo a geladeira.
14 Controle a ansiedade. Ela às vezes parece fome e impulsiona a comer. Aprenda a reconhecê-la e se alimentar somente quando o buraco no estômago for real.
15 Mude a forma de cozinhar. A família inteira se beneficia com o fim das frituras e a inclusão de saladas, legumes e grelhados.
16 Concentre-se na comida. Na hora da refeição, desligue a televisão e feche o jornal. Isso favorece a digestão e a saciedade.
17 Não desista por um deslize. Não é preciso jogar tudo para o alto porque saboreou o bolo de brigadeiro na festa do sobrinho. Saber lidar com esses acontecimentos também faz parte da reeducação alimentar e da vida.
18 Lembre-se: comida não some. Se você não provar o doce novo da padaria hoje, entenda que não é o fim do mundo. Haverá uma oportunidade para isso no futuro.
19 Não exagere. Sabe aquela sensação de sair da mesa com uma pontinha de fome? Funciona: faz com que você tenha sucesso no regime ao diminuir as porções ingeridas.
20 Mantenha-se firme. Diante daquelas insistentes pessoas que oferecem guloseimas a qualquer custo, recuse educadamente.
21 Vá atrás de seus outros sonhos. Nem tudo depende de você ser magra. Acredite que pode ser feliz agora – e comece desde já. (DICA IMPORTANTEEEEEE)
22 Saia de casa. Para não ficar se torturando e pensando em atacar a geladeira a cada cinco minutos, aceite convites para festas e passeios durante a DIETA. Distrações relaxam e ajudam a se manter firme no projeto sem sofrimentos desnecessários.
23 Escreva um diário alimentar. Os estudos mostram que, só por registrar a alimentação, a pessoa ingere 20% a menos.
24 Pese-se a intervalos de sete dias. A balança, por mais que apresente um dado concreto, contabiliza também retenção de líquidos. Então, não adianta checar dia após dia.
25 Vá ao médico periodicamente. Não descuide de sua saúde. Consulte seu médico e faça os exames pedidos para se manter saudável no EMAGRECIMENTO.
Alimentação :
26 Nada é proibido para sempre. Mesmo durante o regime, você pode ingerir – moderadamente – os itens que adora.
27 Faça lista de supermercado. Para iniciar a DIETA, é necessário planejamento. Então, anote ainda em casa os itens light que deve pôr no carrinho do mercado. E se restrinja a eles.
28 Coma antes de ir às compras. Assim você não se deixa levar pelo apetite na hora de decidir o que adquirir.
29 Elimine as tentações. Tire da despensa tudo o que não faz parte do seu menu. Vale convidar amigos para terminar os biscoitos.
30 Diga não ao jejum. Ficar sem comer por longos períodos deixa a pessoa predisposta a atacar a geladeira a qualquer momento.
31 Diga sim ao lanche. Entre as refeições principais não abra mão de comer algo leve. Assim, você aumenta a queima de gordura.
32 Leve kits na bolsa. Tenha sempre à mão opções light como maçã, Polenguinho, barra de cereais, biscoito integral, fruta seca…
33 Não pule refeições. Mesmo se acordar tarde ou estiver superocupada. Em casos como esses, programe uma alimentação mais leve.
34 Abuse dos light. Há cada vez mais ofertas pouco calóricas à venda para quem precisa emagrecer. Aproveite-as.
35 Imponha-se limites. Até maçãs, se ingeridas em grande quantidade, podem fazer você extrapolar uma meta calórica.
36 Tenha horário para as refeições. Dessa forma, o corpo se adapta a sentir fome sempre na mesma hora e acaba ficando disciplinado, facilitando o controle.
37 Beba muita água. Acostume-se a tomar 2 litros por dia e, em períodos quentes, até 3. O hábito contribui para a limpeza do corpo.
38 Aromatize o líquido. Se você não gosta muito de ingerir água, use um artifício: adicione a ela gotas de limão, suco em pó diet bem diluído ou até mesmo ramos de hortelã.
39 Consuma mais vegetais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumir diariamente cinco porções de frutas, legumes ou verduras. A indicação equivale a pelo menos um desses itens por refeição.
40 Aproveite a casca. Usualmente dispensada, a casca das frutas é rica em nutrientes. Por isso, tente ingeri-la junto.
41 Prefira cereais integrais. Eles podem até ter mais calorias que os refinados, mas mantêm a saciedade sob controle.
42 Cuide do intestino. Para isso, consuma mais fibras e utilize truques como esse: antes de dormir, coloque em um copo (200 ml) de água três ameixas secas. Ao acordar, tome o líquido e coma as frutas.
43 Faça uso dos laxantes naturais. Alguns alimentos estimulam o intestino preguiçoso. São eles: farelos de arroz e de trigo, legumes crus, batata com casca e alimentos integrais.
44 Evite sal em excesso. Ele acentua a retenção de líquido e faz com que a pressão do organismo suba. De preferência, use também a versão light, que tem menos sódio.
45 Saboreie alimentos diuréticos. São eles: erva-doce, salsão, berinjela, limão, cebola, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá.
46 Drible os doces. Para matar a vontade, troque por frutas secas cobertas com chocolate diet, barras de cereais ou picolés de frutas.
47 Consuma mais leite e derivados. Pesquisas apontam que os laticínios são bons aliados do processo de metabolização e eliminação de gordura. Vale utilizar as versões desnatadas, light e, no caso dos queijos, os brancos.
48 Comece pela salada. Como as folhas verdes são ricas em fibras, exigem mais tempo de mastigação. Assim, quando a pessoa for montar o prato quente, já está quase satisfeita.
49 Regule os temperos. Na hora de dar gosto à salada, evite maionese, catchup e afins. O melhor é usar suco de limão, vinagre ou mostarda. Molhos leves feitos com iogurte desnatado ou queijo cottage também são liberados.
50 Deixe as panelas no fogão. Se a comida estiver posta na mesa, fica mais fácil repetir e ingerir além do previsto.
51 Não tenha medo de comer fora. Para não errar, siga as mesmas atitudes praticadas em casa: comece pela salada, vá para o prato quente e evite os tentadores doces, preferindo uma fruta.
52 Fique longe dos fast-foods. Não é que você não possa comer nunca… O problema é que as opções costumam ser muito calóricas. Então, olho atento na hora de escolher.
53 Evite líquido durante a refeição. Essa postura é importante porque o excesso de bebidas dilata o estômago e prejudica a digestão do alimento, já que dilui o suco gástrico.
54 Drible os refrigerantes. Se acostume aos poucos a outros itens mais saudáveis como sucos e chás. Mas sinta-se livre para degustar o refrigerante em versões light – em ocasiões especiais.
55 Libere-se de vez em quando. Afinal, ninguém agüenta a proibição de nunca mais poder comer um bombom, por exemplo. Com moderação e bom senso, tudo é possível. Inclusive saborear o seu chocolate preferido de tempos em empos.
56 Corte a cerveja e cia. Na maior parte do tempo, fique longe das bebidas alcoólicas. Brinde somente em momentos importantes.
57 Saboreie vinho com moderação. Ele ajuda a manter o coração saudável e tem propriedades antioxidantes (antienvelhecimento). Contudo, é calórico. Durante o regime, não ultrapasse o consumo de uma taça pequena por semana.
58 Não pense só em calorias. Quando for escolher um alimento, tenha em mente que o valor calórico não é tudo. Pense em sua qualidade nutricional e leve em conta outros componentes.
59 Prepare-se para as festas. Antes de sair de casa, faça um lanche leve. Já no local da comemoração, opte por canapés ou salgados assados, deixando de lado frituras e folhados.
60 Evite comer antes de se deitar. Isso vale especialmente quando ingerir carboidratos, porque a insulina necessária para absorver esse macronutriente inibe a ação noturna do hormônio GH, que impede o estoque excessivo de gorduras.
61 Varie o cardápio. Para se manter firme no programa e não enjoar, mude o menu com freqüência e inove na forma de preparo.
62 Pense em sua nutrição. Pode acontecer de você não suprir o organismo de elementos importantes se estiver fazendo um regime mais radical. Quando a restrição alimentar for muito grande, procure, pelo menos, não estender a dieta restritiva além de uma semana.
63 Adote o adoçante para cozinhar. Existe uma regra que ajuda na hora de substituir o açúcar de uma receita: para cada xícara (chá) de açúcar use 1/2 xícara (chá) de adoçante.
64 Beba chá verde. Estudos revelaram que a bebida tem forte ligação com a redução do risco de diversos tipos de câncer, além de contribuir para o corpo entrar em forma.
65 Invista em nutracêuticos. Esse é o nome dado ao conjunto dos alimentos que possuem papel importante no organismo. Exemplos: o brócolis, que diminui a incidência de câncer e a cenoura, que protege contra o risco de infarto e fortalece o sistema imunológico.
Atividade física: 
66 Mexa-se. Cuide do jardim, leve o cachorro para passear, vá comprar pão a pé… Uma rotina menos sedentária é importante para a queima de calorias, o emagrecimento e, principalmente, a saúde do corpo.
67 Acabe com a preguiça. Estacione o carro mais longe e não peça favores do tipo ‘traga um copo de água para mim’. Faça você mesma. Pequenos detalhes como esse contam, e muito.
68 Comece devagar. As pessoas que estão há muito tempo sem se exercitar devem respeitar o limite do corpo – que com o tempo se amplia. Uma orientação importante é controlar a respiração para oxigenar a fibra muscular e suportar o impacto.
69 Não exagere na malhação. Se estiver seguindo um cardápio restritivo, evite atividades físicas mais puxadas.
70 Faça abdominais. O exercício fortalece e melhora o contorno do corpo. Inicie com 3 séries de 10 repetições, 3 vezes por semana. Conforme melhorar o condicionamento, aumente, a cada semana, 5 repetições por séries.
71 Não se exercite em jejum. Antes de começar a malhar, vale a pena ingerir uma fruta ou uma barra de cereais.
72 Coma também após a malhação. É necessário, sim, repor uma parte da energia gasta. Um lanche ou refeição adequada acelera o metabolismo e ajuda a queimar mais gordura.
73 Hidrate-se antes e depois do esporte. Mas tenha cuidado com os isotônicos. Essas bebidas devem ser consumidas somente por atletas ou por quem malha muito, já que possuem carboidrato (e calorias) para fornecer mais energia.
74 Selecione bem o tênis. Calçados adequados são essenciais para as práticas esportivas. Se não, você força a coluna.
75 Espreguice-se bem. Como o corpo permanece imóvel durante toda a madrugada de sono, precisa de um bom alongamento para entrar na ativa de novo.
76 Fique de olho na postura. Além de trazer bons resultados futuros, ter uma postura correta auxilia até a diminuir aquela terrível barriguinha proeminente.
77 Prefira uma academia próxima. Isso é essencial para que você continue freqüentando o lugar e não fique inventando um milhão de desculpas para não ir.
78 Utilize as escadas. E não precisa ser subindo! Uma curiosa pesquisa descobriu que descer degraus gasta mais calorias do que subir, já que o movimento trabalha um maior número de grupos musculares. Portanto, dispense o elevador.
79 Escolha um esporte de que goste. Faça isso antes de investir rios de dinheiro, começar a faltar nos treinos e… se frustar!
80 Caminhe regularmente. A atividade é uma ótima opção para quem está acima do peso e sem condicionamento físico.
81 Ande no mar. Durante o verão, vale a pena caminhar na praia com a água batendo nos joelhos, para exigir mais dos músculos, melhorar o retorno venoso e, conseqüentemente, ativar a circulação.
82 Aposte na hidroginástica. Ela é ideal para quem está acima do peso, uma vez que a movimentação na água não força as articulações e melhora o sistema respiratório.
83 Alongue-se sempre. Antes e depois dos exercícios, esses movimentos são capazes de aliviar dores musculares. Mas cuidado para não exagerar e ganhar uma distensão.
84 Entre no clima da ioga. Ótima modalidade para alongar e harmonizar o organismo, ela também combate a ansiedade com os exercícios de respiração e meditação.
85 Exercite-se em lugar agradável. Qualquer que seja a atividade, é importante praticar em locais aprazíveis. Isso vale principalmente para quem não é muito fã de malhação.
86 Faça ginástica a dois. Quer um incentivo a mais? Chame o marido, os filhos, a irmã, os pais ou os amigos para irem juntos à academia ou ao parque. Fica bem mais divertido…
87 Se optar por fazer ginástica em casa, comprometa-se a manter um horário fixo e não faltar ‘na aula’. Com o tempo, lance mão da ajuda de equipamentos como pesinhos e canaleiras, que são fáceis de usar e, melhor, não ocupam muito espaço.
Beleza:
88 Invista no make para dar novos ares ao rosto. Comece pelo corretivo para tirar as imperfeições. Depois, uniformize a pele com base. Passe sombra nas pálpebras e esfume para o canto externo. Arremate com blush, rímel e, por fim, batom e gloss.
89 Seja vaidosa no limite certo. Encontre um ponto de equilíbrio para buscar a beleza sem estresse demais.
90 Invista na drenagem linfática. Essa massagem é ótima para tratar a retenção de líquidos. Faça uma vez por semana.
91 Aposte nas clínicas de estética. Presenteie-se de vez em quando com sessões para ELIMINAR CELULITE, medidas, gordurinhas…
92 Pense sobre a lipoaspiração. Lembre-se: ela ajuda, sim, a dar novos contornos, mas não resolve a obesidade.
93 Cuide diariamente do corpo. Passar hidratante e cremes PARA COMBATER A CELULITE é simples e traz muitos benefícios à pele.
94 Evite banhos quentes. Mesmo na estação mais fria do ano, ponha o chuveiro na posição morna para não ressecar a pele.
95 Trate as estrias no inverno. Como os métodos normalmente usam ácidos, é melhor aguardar o clima esfriar – quando o corpo fica mais coberto e sem muito contato com o sol.
96 Proteja-se do astro-rei. Antes da exposição, passe protetor solar no corpo todo e repita a aplicação depois de duas horas ou após longo período em contato com a água.
97 Cuide da face com carinho. Lave-a pela manhã e aplique filtro solar no rosto e nos lábios. À noite, use hidratante.
98 Dê atenção aos cabelos. Corte regularmente e, se for adepta de tinturas, não deixe longo período sem renovar a cor.
99 Faça as unhas sempre. Além de ficar lindo, o esmalte age como uma camada protetora.
100 Cuide-se a qualquer hora. Não fique esperando EMAGRECER para, só depois, melhorar o visual. Acredite: você pode ser mais feliz e bonita desde já!
FONTE: Revista DIETA Já.
Esse  foi um dos primeiros textos que a Larissa do blog www.meuemagrecimento.com postou há muuuuuitos anos, quando ela começou a jornada de perda de peso dela. Muito motivador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário