quinta-feira, 23 de abril de 2015

Fibras, pra que te quero?

Oi gente, tudo bem?
Não é novidade para ninguém: TEM QUE COMER FIBRA. Mas alguém já te explicou o que são as fibras e como elas funcionam no nosso organismo? Pois bem, achei esse texto bem explicativo, então decidi compartilhar.
BENEFÍCIOS DAS FIBRAS Andréa Galante colunista da Folha Online De origem vegetal, as fibras são encontradas em todos os alimentos do grupo dos carboidratos. Como não são digeridas pelas enzimas, chegam ao intestino íntegras. Podem ser de dois tipo: solúveis ou insolúveis. As solúveis têm a capacidade de absorver água, aumentam o poder de saciedade, diminuem a absorção de açúcares (glicose) e reduzem o colesterol do sangue (do tipo LDL). Já as fibras insolúveis não têm grande capacidade de se ligar à água e são eliminadas praticamente intactas. Suas principais ações fisiológicas são aumentar o bolo fecal, auxiliar no trânsito intestinal, favorecendo a evacuação, e reduzir a absorção intestinal do açúcar. As principais fontes de fibras insolúveis são as verduras, legumes, feijões, aveia, farelo de arroz e frutas, como goiaba, abacaxi, morango, entre outras. Boas fontes de fibra solúvel são os cereais integrais, como arroz, granola, trigo, pão integral, verduras com casca, maçã e frutas com sementes oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas). Mas os benefícios das fibras não acabam por aí. Alguns estudos comprovam que as fibras auxiliam na proteção do organismo contra as doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, DIABETES mellitus, doenças cardiovasculares, câncer de intestino e de mama, constipação (intestino preso) e outros distúrbios do aparelho gastrointestinal.
Sabe o que decidi compartilhar também? Minha experiência! Sim! Para mim, nem tudo foram flores! Amanhã tenho consulta com minha médica, porque as fibras me parecem ser ‘inimigas’. Nossa Amanda, como assim?
Vou explicar: No ano passado, exatamente em março, decidi iniciar o método Dukan. Li muitoooo sobre, me programei, planejei, projetei, eeeeeeee… Não deu certo! O meu intestino simplesmente PRENDEU. E quanto mais fibra eu mandava para dentro, pior ficava.
O caso foi tão sério que fiquei diaaaas sem ir ao banheiro, mas por medo. da dor na hora de ‘né’?! Era terrível! Dava suadores, e tudo mais que inclua no ritual de tortura. Comecei a achar muito estranho, porque sempre fui muito determinada e sempre segui tudo a risca.
O que estava dando errado afinal? Cheguei a conclusão que o problema estava nas fibras, pois quanto mais eu ingeria, pior eu ia ficando. Percebi também que alimentos ricos em tudo-o-que-é-ruim começaram a me ajudar.
Um exemplo: Em meados de março sai de férias com minha família, e fomos para Santa Catarina, para que o meu sobrinho pudesse conhecer o parque do Beto Carreiro. Ele na época tinha 04 anos, e o tema do parque era ‘Madagascar’. Durante todaaaa a viagem, me comportei feito uma lady em relação à DIETA, e de fato estava perdendo muito peso, mas eu simplesmente não conseguia ir no banheiro. Eu tinha vontade, mas a dor era TANTA, que eu preferia segurar. Chegou num determinado momento que aquela situação ficou insustentável, e eu sempre persistindo. Numa noite, minha família decidiu ir jantar num rodízio de pizza, quase na beira da praia.. E eu não tive escapatória. Sabe aquela história que sempre alguém vem dizer: – um dia só não faz mal… Ok. Me rendi!Comi alguns pedaços de pizza, e naquela noite, depois de me entupir de óleo, fui no banheiro como a tempos não ia! Que alivio! E esse foi o fator decisivo para eu abrir mão da Dukan!
Agora com minha nova rotina, com acompanhamento médico e etc, percebi que nos dias em que meu consumo de fibras é mais ‘pesado’, meu intestino volta a dar aquela travada, e voltam as dores. Assim que termino uma refeição, já fico com uma sensação ruim no estômago, como se fosse uma ‘alergia interna’. Não sei definir o que sinto, mas deu para ter uma ideia? É uma sensação tão ruim que por vezes larguei minha refeição no prato, por não conseguir mais comer. Amanhã vou tentar tirar algumas dúvidas, mas acredito que ela vá me solicitar exames para tentar entender o que acontece… Ai eu volto aqui e conto tudo para vocês.
Beijos da Nina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário